Início > filosofia, liberdade, Linux, software livre > tecnologia do dia a dia

tecnologia do dia a dia

pensando, pensando, pensando….

esses dias tenho pensado muito sobre a questão windows x Linux.

como todos sabem – pelo menos os meus colegas de faculdade devem se lembrar -, sou e sempre fui um militante da causa Linux.
desde o meu primeiro contato achei aquilo algo incrível (isso em 1994 mais ou menos) e, finalmente eu tinha uma alternativa.
na faculdade ajudei quantos quiseram aprender, instalar, usar linux… escrevi artigos, dei uns cursos… conversei muito sobre o tal sistema.
ocorre que nestes 15 anos, o mercado corporativo deu grandes passos em prol do software livre em geral: pacotes de aplicativos office como broffice.org, editores de imagem como o gimp, sistemas completos como o ubuntu e outros passaram a ser adotados em massa pelas empresas… muito embora o movimento seja tímido pelo potencial que se coloca a frente (digo isso no caso de migração total, ou seja, abolir desktops windows).
eu mesmo trabalho em um orgão federal, banco, que dá grandes passos na adoção de software livre, que aliás, é política do governo para redução de custos e menor dependência tecnológica de grandes corporações.
mas, quando chego ao trabalho ainda tenho um desktop windows, utilizo o outlook como ferramenta de trabalho, e excel no meu dia a dia para calculos estatísticos e projeções… apesar de ter o broffice.org v. 2 instalado na minha máquina.
ainda não nos permitem utilizar nada além de asp e sqlserver para programar embora existam grandes projetos em tecnologias livres como php, java, postgresql… python…
intão o que me falta?
apesar de sempre pregar a liberdade, no seviço pelo menos onde passo 8h (10, 12h…) do meu dia, eu ainda não sou totalmente livre. aliás, nem um pouco.
comprei a pouco tempo um acer aspire one – já falei um bocado dele no blog – , um netbook que me agradou muito mas, que veio com uma licença do windows xp home edition. logo na primeira semana me veio a necessidade de instalar o linux, optei pelo ubuntu 8.10, fiz todos os testes e, o bichinho segurou muito bem.. rodou tudo muito rápido mas……..
veio a necessidade de continuar alguns projetos em delphi, programar alguma em asp, e, voltei para o windows xp original da máquina…. restaurei o sistema.
ai voltei a questão inicial: cadê a liberdade de escolha?
porque “sofrer” com a máquina rodando um sistema que o faz perder desempenho, me preocupar com firewall, antivirus, e a tentação de sempre testar mil e um softwares novos???
comecei a notar como me acomodei com o windows. a praticidade do next >> next >> next >> finish!!!
– drivers redondos para o acer aspire one, só existem para windows;
– softwares amigáveis para controle de dinheiro só existem para windows (quicken, money);
– softwares para edição rápida de vídeos descentes (proshow, vegas..) só existem para windows;
– facilidade de uso (leia-se costume), só no windows;
– lançamentos de softwares sempre acontecem para windows primeiro (google chrome, google earth);
sabem quantas vezes ouvi e refutei os argumentos acima???
perdi a conta.
e agora?
só que agora eu me veja nesse lado, fazendo essas perguntas, vendo a preguiça e comodidade roubar o lugar da minha razão!!!
estou ficando velho? enlouquecendo?
cansei de buscar respostas para os meu problemas e vou deixar a microsoft apresentá-los para mim??
vou pensar esta semana sobre essa questão…
estou com o iso do linux mint 7 – vulgo “Gloria”, no meu acer one… vamos ver se vou instalar ou se vou me entregar a microsoft e finalmente instalar o office 2007.
Trinity, HELP!
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

