Início > Anotações, Ubuntu, Windows > Gerenciador de Anotações

Gerenciador de Anotações

Ando cansado demais pra programar.
aliás, faz um ano quase que não programo nada sério em PHP ou qquer outra linguagem…

Tive um desejo estranho a uns meses atrás de tentar fazer um gerenciador de notas, ou melhor, anotações, em PHP e Mysql.
Até comecei, fiz a parte fácil.. busca, exibição….
consegui importar os dados do cintanotes (excelente aplicativo pra windows) mas… deu preguiça.

Intão comecei a estudar e testar seriamente os gerenciadores de anotações que existiam tanto para windows como para linux.
Ai vão minhas impressões e decisão final.

 

CintaNotes – a pequena estrela

Pequena apenas no tamanho, atualmente 513 Kb!
O CintaNotes (http://cintanotes.com/) é um pequeno aplicativo para windows, que permite guardar pequenas porções de texto de forma rápida e prática.
Gostei do aplicativo primeiro pela forma fácil de categorizar as notas (as tags funcionam de forma simples), segundo pela memória de links, ou seja, se você copiar um texto de uma página web, ele automagicamente salva o link em campo específico. Terceiro pelo consumo de memória que sempre permanceu abaixo dos 30 MB.
Ou seja, simples, rápido e fácil de usar. perfeito?

Quase.

Para Windows, se você procura um software com essas caraterísticas (guardar texto, exclusivamente), essa deve ser sua escolha.
Além desses dois pontos negativos (??? não percebeu???)… opa.. dois?
poisé… primeiro, roda só em Windows, segundo que pra mim não faz diferença, só guarda textos.. eu achei alguns probleminhas…
Notas muito grandes (acima de 3 MB de texto – acredite, eu tenho alguns) deixam todo o software meio lentão… a busca principalmente.
Outra coisa é que aconteceram alguns fechamentos inesperados (tanto no Vista 64 bits como no Windows 7 32 bits)…. não perdi informação mas, foi desagradável.

Usei esse software por um bom tempo.. acumlei ali 92 anotações, algumas bem pesadas…

e ai veio outro problema.. a migração, backup, exportação. O incoveniente é a migração para formato xml (pra mim não ajuda) e, se vc quiser formato texto, tem que exportar anotação por anotação! um porre.

Minha sorte foi descobrir que o bichinho rodava sobre um banco de dados sqlite e, consegui extrair as tabelas e exportei para o mysql…

Se você usa windows e só precisa guardar textos (médios.. abaixo dos 3 MB) essa é uma opção a ser seriamente estudada.

AH! tentei rodá-lo no Wine mas, não rodou bem apesar de no fórum oficial algumas pessoas terem conseguido.. fechou várias vezes sozinho, deu uns erros… não consegui.

 

Microsoft OneNote 2010

Talvez seja o mais completo software disponível hoje para esse propósito.
Guarda qualquer tipo de coisa: texto, som, video, recortes…
Possui uma organização simples e intuitiva (pastas e folhas como num fichário), simples de usar e aprender.
Dá para usar o Skydrive e guardar as notas na net, acessá-las pelo office online.

enfim.. show.

Incovenientes: primeiro que não tão é barato.. você encontra por R$ 199,00 na versão do office home and student no submarino. Vi uma promoção do office 2007 por R$ 129,00 lá também (http://goo.gl/l2pBj).. outra… roda só em Windows (Linux via Wine já existem relatos).
Se eu estivesse disposto a desembolsar essa grana, talvez seria minha solução definitiva.

 

Evernote

O Evernote (http://www.evernote.com/) é praticamente a versão “free” e multiplataforma do OneNote.
Todas as características do Onenote estão presentes aqui, além do que existem plugins para vários navegadores para mandar conteúdo para o evernote.
Existem também versões para iOS, Android …. e, Linux! Quem não conhece, teste o NeverNote(http://nevernote.sourceforge.net/) é praticamente um clone do Evernote for Windows.

Bom.. ai contou mais um questão pessoal.
Hoje o Evernote tem uma franquia de transferência mensal de dados de 40 MB e, por apenas US$ 45.00 anuais você aumenta essa franquia para 500 MB.
Ai pra mim o Software perdeu seu encanto.
Não gosto de ficar nessa situação em relação aos meus dados…. quero ter liberdade.

Usei o Evernote e não posso reclamar de muita coisa… o serviço é bom (apesar de achar que poderia ser mais rápido), a interface é simples (apesar do banner de propaganda), mas essa limitação me incomoda…

 

Google Notebook

Aqui eu abro um parenteses… Quando o primeiro nome “Google” vem antes de algo, sempre ficamos entusiasmados. O Google Mail é sensacional, o Google é padrão para buscas, Google Reader é meu site diário e página inicial no Firefox! Mas o Google Notebook (http://www.google.com/notebook/) … pra mim o Google não levou a sério ainda essa ferramenta. Talvez ela não tenha se mostrado rentável o suficiente…
Enfim…
O serviço chegou a ficar fechado por um tempo para novas incrições…

Bom, eu tenho uma conta lá.
A impressão que dá é essa: podia ser melhor.
Não gostei da forma como se criam as novas anotações, não gostei da forma como elas ficam agrupadas.. não gostei de não ter opções de personalização da visão das notas, e blocos…

Não gostei. essa é a palavra.

 

Tomboy

Existe muita polêmica em torno do Tomboy (http://projects.gnome.org/tomboy/): ser feito em C# ou melhor mono… um software livre escrito em linguagem do inimigo🙂
Chegou a se comentar que seria substituído pelo Gnote (http://live.gnome.org/Gnote) um porte do Tomboy para C++…. mas, parece, o Gnote não está com esse gás não.
Bom, o Tomboy possui características interessantes:
– permite criar links entre as anotações
– organiza as notas em catálogos
– se integra bem tanto no Windows como no Linux
– é rápido.
– possui uma lista boa de plugins (http://live.gnome.org/Tomboy/PluginList)

Um aviso é quele nunca no meu laptop (Toshiba Centrino Duo T6500 2.10 Ghz com 4 GB de RAM) nunca rodou mal mas, fique de olho porque ele usa pelo menos 70 MB da sua memória quando em uso, e “dormindo” come nada mais nada menos de 47 MB!
Para um software simples deveria ser mesmo.

Um atenuante é a capacidade de sincronismo com sua conta no Ubuntu One, Pasta local ou servidor webdav. O suporte pelo Ubuntu One é legal, vc adiciona notas pela web, sincroniza e pronto.

O cliente para Windows funciona bem, não testei versão recente e, não sei dizer como é a sincronização com o Ubuntu One.

 

A Escolha.

Bom, antes preciso avisar: eu guardo texto de forma indexada (por tags) que facilitam a busca. Já testei wikis pessoais (dokuwiki, zim notes) gostei mas não me adaptei.
Quando vc precisa de anotações rápidas ou usa papel e caneta ou usa seu software preferido que precisa estar apostos.
Não costumo guardar video, som, imagem… só textos, links, parte de códigos… quando quero algo mais completo, gero um pdf (cups-pdf)! simples assim.

Uso Linux, meu “desktop” primário (notebook) roda Maverick 64 bits (Ubuntu 10.10), então preciso de algo para Linux.
Eventualmente tenho que utilizar o Vista 64 bits original do note que mantenho instalado por conta de aplicativos como o MS-Project, MS-Visio …. para trabalho.

Minha escolha foi a solução Tomboy + Ubuntu One. Me atende no que preciso, é rápido, fácil de usar e configurar, já tenho catálogos criados para organizar minhas anotações. e, a um clique de mouse eu adiciono conteúdo e pronto.

Espero ter contribuído para sua decisão por algum desses softwares que certamente facilitarão seu dia a dia.

 

Thiago Serra F Carvalho

Twitter: twitserra

Identi.ca: thiagoserra

Categorias:Anotações, Ubuntu, Windows
  1. Lobo Manhoso
    04/14/2012 às 12:23

    Òtima matéria… obrigado…

  1. 12/28/2010 às 17:03

Deixe uma resposta

