Início > PHP, Ubuntu > Sublime Text 2 em uma palavra: incrível.

Sublime Text 2 em uma palavra: incrível.

Bom,

programo sim ainda mas, por prazer. olha que coisa boa!

🙂

minhas ferramentas sempre foram as mesmas: um bom e velho linux rodando, usando o mc pra navegar pelos arquivos e, o vim para editar.

Com a interface gráfica, pouco mudou. Passei a usar o gVim, sempre mantendo meu .vimrc, adicionando coisas, tirando…  de modo que, sempre que abro um micro, pego pelo dropbox meu .vimrc e, parece que estou em casa. fascinante!🙂

Agora a coisa mudou um pouquinho….

a mudança…

O Sublime Text 2 é um editor agradável:

  • Limpo,
  • Leve,
  • customizável por plugins (“packages” na sua linguagem),
  • muito bonito,
  • permite a criação de projetos,
  • é livre gratuito e multiplataforma… precisa mais?

O primeiro ponto positivo num editor pra mim é sua interface simples e sem frescuras mas, tem que ter um motor potente que me permita trabalhar sem precisar de qquer outra ferramenta.

Quando trabalhei numa software house, gostava da IDE Eclipse (programava em Java) e, posteriormente usei bastante o Netbeans. Mas, com o tempo, fui me tornando mais um “pensador” do que um “executor” de soluções e, me afastei desse mundo. Recentemente testei e aprovei o Netbeans for PHP, muito completo, mas, pra mim, a simplicidade e o desempenho sempre falam mais alto e, acabo abrindo e bom e velho Vim.

Mais recentemente comecei a pesquisar outras soluções e, testei o Sublime Text (v.1) para Windows e, gostei da proposta.

Voltando a programar por conta das férias, dei uma olhada na versão 2 (beta) e, resolvi testar. Resultado: aprovado!

O editor.

O Sublime Text está disponível para Linux, Mac e Linux.

A instalação no  Linux é facilitada para quem usa o Ubuntu e derivados pois existe um repositório (não oficial) mantido pelo pessoal do WebUp8:

Instruções disponíveis aqui: https://launchpad.net/~webupd8team/+archive/sublime-text-2

Passada a instalação, o que se vê é uma tela preta, extremamente agradável aos mais antigos!😀

Para uma rápida personalização leia o tutorial a seguir: http://net.tutsplus.com/tutorials/tools-and-tips/sublime-text-2-tips-and-tricks/

Trata-se de uma coletânea de dicas e packages excelentes para quem está começando ou migrando de outro editor.

Abaixo uma amostra do editor já rodando.

Att.,

Thiago

Twitter: http://twitter.com/twitserra

Categorias:PHP, Ubuntu
  1. 04/26/2012 às 22:38

    Uma coisa, o sublime é gratuito, mas não livre. Editor muito bom, tenho usado ele.

  2. Kaio
    12/01/2012 às 9:48

    Realmente é muito bom, só senti falta de um menu de troca pra ele, mas vi esse post que me ajudou http://blog.glaucocustodio.com/2012/12/01/plugin-para-menu-de-troca-rapida-de-arquivos-abertos-no-sublime-text-2/

    Abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

